Resenha Mensal: O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.435 GWh em maio

O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.435 GWh em maio, mostrando progresso de 3,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que não se observava desde fevereiro deste ano.

As três maiores classes de consumo de energia elétrica exibiram altas no montante mensal em maio, com destaque para as residências (+4,4%) e o comércio e serviços (+4,9%). Por sua vez, o aumento do consumo de eletricidade da classe industrial (+2,5%) no mês foi influenciado pelo efeito estatístico de base baixa de maio 2018, em razão da greve dos caminhoneiros. Além disso, a classe industrial continuou impactada em maio pelos efeitos do desastre ambiental em Brumadinho/MG, refletido na queda de 13,9%   no   consumo   de energia elétrica do ramo extrativo de minerais metálicos.

Todas as regiões do país anotaram aumento no consumo de eletricidade em maio, em especial o Sudeste (+2,6%) e o Nordeste (+6,1%).

No recorte cativo e livre, houve elevação do consumo de energia elétrica em maio em ambas as modalidades de contratação, sendo +1,4% entre os consumidores cativos e +6,7% entre os livres.

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal  e ouvir o nosso Podcast com a Analista de Pesquisa Energética Lena Santini Souza Menezes Loureiro

Infográfico Resenha Maio_19.png

Notícias Relacionadas

EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

18/07/2019 - O workshop aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

EPE realiza Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

18/07/2019 - Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

17/07/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.