Reunião sobre o Acordo Operacional EPE/ ONS reforça a importância do instrumento para melhoria dos processos das instituições e marca o início das atividades em 2018

Na última segunda-feira, 29 de janeiro, a EPE e o ONS iniciaram a agenda de atividades para 2018 do seu Acordo Operacional, instrumento mantido desde 2009 com a finalidade de receber elementos e subsídios necessários ao desenvolvimento das atividades relativas ao planejamento do setor elétrico e ampliar a atuação integrada e cooperativa entre as duas instituições.;

Os trabalhos foram iniciados em reunião da Comissão Mista, instância máxima de decisão do Acordo, realizada no Escritório Central do Operador. Pela EPE, estiveram presentes o presidente Luiz Barroso e o diretor Amilcar Guerreiro, a assessora da presidência e secretaria executiva do Acordo Angela Livino; pelo ONS, o diretor-geral Luiz Eduardo Barata Ferreira; o diretor de operações, Ronaldo Schuck, o diretor de planejamento Francisco Arteiro e o secretário geral, Marcelo Prais. Também participaram da reunião todos os coordenadores técnicos das áreas de geração, mercado, transmissão, hidrologia, metodologias e fontes renováveis e recursos distribuídos das duas instituições e os representantes das áreas jurídicas.

Na ocasião, cada coordenação executiva que integra o Acordo Operacional apresentou um resumo das ações realizadas ao longo de 2017 e os planos para este ano, cuja principal meta é aprimorar a padronização e no fluxo de troca de dados relevantes para o cotidiano das atribuições das instituições, visando contribuir com a melhoria dos estudos de transmissão, geração e projeção de mercado, dentre outros.


Notícias Relacionadas

EPE publica o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018

17/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza as planilhas eletrônicas (workbook) do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018, nas quais estão disponíveis os dados consolidados de consumo de energia elétrica na rede de distribuição nos últimos cinco anos, com ênfase no ano de 2017 (ano base).

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 2% em agosto

28/09/2018 - O consumo de eletricidade na rede totalizou 38.596 GWh em agosto, nível 2,0% superior ao verificado nesse mês em 2017. Conforme as regiões geográficas, a Norte foi a única a registrar queda no consumo (-11,4%). A melhor taxa foi obtida pela região Centro Oeste (+4,2%), seguida da Nordeste (+3,7%), da Sudeste (+3,1%) e da Sul (+2,4%). Em doze meses a expansão no consumo ficou em 1,6%, com as regiões Centro Oeste (+2,9%) e Sul (+2,7%) apresentando melhores resultados.

EPE publica Estudos Prospectivos da Transmissão: A Importância do Barramento de Conexão de Novos Projetos de Geração

27/09/2018 - Este informe objetiva sensibilizar os agentes de geração, sob a ótica do planejamento setorial, sobre a importância da escolha adequada do ponto de conexão dos novos empreendimentos de geração.

EPE publica Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2018 – 2º semestre

27/09/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica o “Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2018 – 2º semestre”.

Em parceria com o MME, EPE realiza 4º “workshop” do Plano Nacional de Energia 2050

24/09/2018 - No dia 19/setembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu o 4º “workshop” para o desenvolvimento do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050), em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O evento ocorreu na sede do MME, e contou com cinco mesas de debates, com participação de mais de 80 representantes de 35 entidades.