Reunião sobre o Acordo Operacional EPE/ ONS reforça a importância do instrumento para melhoria dos processos das instituições e marca o início das atividades em 2018

Na última segunda-feira, 29 de janeiro, a EPE e o ONS iniciaram a agenda de atividades para 2018 do seu Acordo Operacional, instrumento mantido desde 2009 com a finalidade de receber elementos e subsídios necessários ao desenvolvimento das atividades relativas ao planejamento do setor elétrico e ampliar a atuação integrada e cooperativa entre as duas instituições.;

Os trabalhos foram iniciados em reunião da Comissão Mista, instância máxima de decisão do Acordo, realizada no Escritório Central do Operador. Pela EPE, estiveram presentes o presidente Luiz Barroso e o diretor Amilcar Guerreiro, a assessora da presidência e secretaria executiva do Acordo Angela Livino; pelo ONS, o diretor-geral Luiz Eduardo Barata Ferreira; o diretor de operações, Ronaldo Schuck, o diretor de planejamento Francisco Arteiro e o secretário geral, Marcelo Prais. Também participaram da reunião todos os coordenadores técnicos das áreas de geração, mercado, transmissão, hidrologia, metodologias e fontes renováveis e recursos distribuídos das duas instituições e os representantes das áreas jurídicas.

Na ocasião, cada coordenação executiva que integra o Acordo Operacional apresentou um resumo das ações realizadas ao longo de 2017 e os planos para este ano, cuja principal meta é aprimorar a padronização e no fluxo de troca de dados relevantes para o cotidiano das atribuições das instituições, visando contribuir com a melhoria dos estudos de transmissão, geração e projeção de mercado, dentre outros.


Notícias Relacionadas

Moedas Digitais e o Impacto na Rede Elétrica - reportagem especial do CanalEnergia

23/02/2018 - Consumo de energia elétrica para produzir moedas digitais tem preocupado autoridades em várias partes do mundo. O presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, e o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, compartilham suas opiniões na reportagem especial do CanalEnergia.

EPE promove Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME)

19/02/2018 - O Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME) será realizado no dia 20/03/2018. O Workshop será realizado de 9:30h às 17h nas dependências da EPE (Av. Rio Branco, nº 1 - 9º andar – Edifício RB1 - Centro - Rio de Janeiro – sala 9.8).

EPE elabora estudo de alternativas para atendimento ao Oiapoque (AP)

16/02/2018 - O estudo tem o objetivo de identificar a alternativa mais adequada sob os pontos de vista técnico, econômico e socioambiental, para o atendimento ao Sistema Isolado do Oiapoque, considerando um horizonte de longo prazo.

EPE apresenta cenários econômicos para os próximos 15 anos

15/02/2018 - A EPE apresenta o Caderno de Economia, publicação que visa a descrever possíveis cenários de crescimento econômico para o período de 2018 a 2032, bem como as premissas necessárias para alcançá-las. Com isso, a EPE traz referências que devem balizar os próximos estudos de planejamento energético.

EPE, GIZ e ONS iniciam projeto sobre a inserção de fontes renováveis intermitentes na matriz

09/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética e a GIZ - Sociedade Alemã para Cooperação Internacional -, com a participação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, deram início ao projeto “Aspectos a considerar na inserção de fontes renováveis de energia na matriz energética brasileira”, parte da iniciativa “Sistemas Energéticos do Futuro: Integrando fontes de energia renovável intermitente na matriz energética brasileira”, no âmbito da cooperação Brasil-Alemanha.