Thiago Barral, Diretor de estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais da EPE, concedeu entrevista à Band News

​Em entrevista a Band News o Diretor de estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais, Thiago Barral, fala sobre o aumento no consumo de energia elétrica por aparelhos de ar condicionado. 

Em doze anos, o consumo de energia elétrica por aparelhos de ar condicionado mais que triplicou no Brasil, segundo um estudo feito pela Empresa de Pesquisa Energética. Entre 2005 e 2017 a compra de novos aparelhos por residência subiu 9% ao ano. A empresa apontou que o aumento no consumo deste tipo de aparelho se deu, por conta do poder de compra do brasileiro que aumentou. Em entrevista a Band News FM Salvador, o diretor de Estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais e coordenador do estudo, Thiago Vasconcellos Barral, apontou que com esse panorama é possível analisar o desenvolvimento econômico da população ao longo dos anos. "A gente buscou construir um retrato do histórico de evolução do consumo de ar condicionado nas residências brasileiras e a partir disso traçar cenários para a expansão desse consumo até 2035, portanto, nos próximos 12 anos, também. Isso significa que de 2017 a 2035, a nossa expectativa é que esse consumo de energia mais que duplique, chegando duas vezes e meia o que é o consumo hoje até 2035". O mau uso do ar condicionado pode influenciar no custo da conta de luz como, por exemplo, a não limpeza do filtro que exige mais do aparelho, bem como, fechar as portas e janelas.

Clique aqui e ouça o podcast da entrevista.


Notícias Relacionadas

EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

18/07/2019 - O workshop aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

EPE realiza Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

18/07/2019 - Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

17/07/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.