Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros. Neste webinar, entre outros, serão discutidos benefícios tais como melhoria da qualidade do ar, acessibilidade à energia e contribuição para resiliência do sistema energético. Ao contribuir para construir conhecimento quanto aos múltiplos benefícios da eficiência energética, pode-se demonstrar aos formuladores de política e agentes do mercado como esses benefícios podem agir como motivadores para alavancar o aproveitamento das oportunidades de eficiência energética no mercado.

Em 2014 a IEA publicou um estudo sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética e que pode ser acessado no link https://webstore.iea.org/capturing-the-multiple-benefits-of-energy-efficiency

O evento faz parte de um ciclo de webinars promovidos no âmbito do plano de trabalho entre IEA e o Brasil e será transmitido a partir do escritório da AIE em Paris, das 10:00 às 11:00 (horário de Brasília). A apresentação será realizada em inglês pela especialista em eficiência energética da Agência, Kathleen Gaffney, sem tradução para o português. A participação no webinar aberto a qualquer interessado no tema e para participar do mesmo, você deve se registrar no link a seguir:

https://register.gotowebinar.com/register/4203706024952336898

Os demais dados do evento constam do folder de divulgação.

Caso seja conveniente, é possível assistir ao webinar em sala reservada para essa finalidade no escritório da EPE. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição através do seguinte e-mail:secretaria.dea@epe.gov.br. As vagas são limitadas e a inscrição sujeita à confirmação por parte da EPE.

 

Notícias Relacionadas

EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

18/07/2019 - O workshop aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

EPE realiza Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

18/07/2019 - Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

17/07/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.