Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros. Neste webinar, entre outros, serão discutidos benefícios tais como melhoria da qualidade do ar, acessibilidade à energia e contribuição para resiliência do sistema energético. Ao contribuir para construir conhecimento quanto aos múltiplos benefícios da eficiência energética, pode-se demonstrar aos formuladores de política e agentes do mercado como esses benefícios podem agir como motivadores para alavancar o aproveitamento das oportunidades de eficiência energética no mercado.

Em 2014 a IEA publicou um estudo sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética e que pode ser acessado no link https://webstore.iea.org/capturing-the-multiple-benefits-of-energy-efficiency

O evento faz parte de um ciclo de webinars promovidos no âmbito do plano de trabalho entre IEA e o Brasil e será transmitido a partir do escritório da AIE em Paris, das 10:00 às 11:00 (horário de Brasília). A apresentação será realizada em inglês pela especialista em eficiência energética da Agência, Kathleen Gaffney, sem tradução para o português. A participação no webinar aberto a qualquer interessado no tema e para participar do mesmo, você deve se registrar no link a seguir:

https://register.gotowebinar.com/register/4203706024952336898

Os demais dados do evento constam do folder de divulgação.

Caso seja conveniente, é possível assistir ao webinar em sala reservada para essa finalidade no escritório da EPE. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição através do seguinte e-mail:secretaria.dea@epe.gov.br. As vagas são limitadas e a inscrição sujeita à confirmação por parte da EPE.

 

Notícias Relacionadas

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

03/09/2018 - O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,4% em julho

31/08/2018 - O consumo de eletricida-de na rede totalizou 37.894 GWh em julho, volume 1,4% maior que o registrado nesse mês em 2017. Houve aumento no Su-deste (+2,0%) e Sul (+2,4%), regiões que concentram por volta de 70% do mercado de ele-tricidade no país, e tam-bém no Centro Oeste (+3,2%) e Nordeste (+2,2%), enquanto caiu o consumo no Norte (-7,6%).

EPE participa da 7ª Conferência de Energia e Recursos Naturais da América Latina

31/08/2018 - A transformação do setor de Energia e Recursos Naturais, que vem acelerando, de forma constante, a tecnologia que tem transformado os negócios, a massificação da busca por energia renovável pelas grandes empresas do setor e os direcionamentos governamentais mostram que os altos executivos do setor precisam encontrar maneiras cada vez mais assertivas de como inovar dentro do mercado para permanecer sustentável no curto e no longo prazo. Neste momento os tomadores de decisão precisam compartilhar ideias e obter insights de executivos de todo o mundo de forma a mergulhar nos principais desafios atuais.

EPE publica Informe com dados da Habilitação Técnica dos projetos do Leilão A-6 de 2018

31/08/2018 - A EPE publica Informe com a consolidação dos dados gerais da habilitação técnica dos projetos cadastrados para o Leilão A-6 de 2018, realizado em 31/08/2018. No Informe é apresentada uma visão geral do processo de cadastramento e habilitação técnica, além de informações relativas ao cálculo do preço-teto. O documento pode ser acessado no link abaixo, na seção Informes.

Divulgação do relatório do GT Metodologia | CPAMP

31/08/2018 - A EPE, na condição de coordenadora do GT Metodologia- CPAMP, divulga o relatório “Representação da Árvore de Cenários e Variabilidade Amostral”. Em breve será feita divulgação de data da reunião ampla com os agentes, para discussões com relação ao material apresentado e também com relação ao cronograma das atividades neste novo ciclo de trabalho 2018/2019.