Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento Energético

Considerando todos os recursos disponíveis para o Sistema Elétrico Brasileiro, a EPE lança a Nota Técnica "Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético".  A resposta da demanda traz aos consumidores de energia elétrica maior poder, conhecimento e gerenciamento sobre seu consumo em resposta às condições de oferta, deixando de ser um coadjuvante neste mercado e passando a possuir participação ativa no futuro do sistema energético.

Além de realizar uma rápida conceitualização sobre a resposta da demanda e dos programas já realizados no Brasil neste tema, a nota tem o objetivo de apresentar os principais programas de resposta da demanda já realizados no mundo, focando nos produtos ofertados. Também são apresentados aspectos sobre a consideração da resposta da demanda no planejamento da expansão de médio e longo prazo.

O Brasil está em um momento de modernização do setor elétrico, com discussões sobre revisão do marco regulatório e ações em várias outras frentes. Portanto, a Nota Técnica e suas referências são importantes insumos para auxiliar estas discussões, principalmente no "Grupo de Trabalho Modernização do Setor Elétrico", constituído com a finalidade de para aprimorar propostas que viabilizem a modernização do setor elétrico, fundamentadas nos pilares da governança, estabilidade jurídico-regulatória e diálogo com a sociedade. Abaixo a notá técnica e o sumário executivo.  

For the english version (executive summary) click here.