Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a eleição e posse de Angela Livino para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria.

Ao longo de seus 15 anos na EPE, Angela atuou em diferentes áreas. Ingressou como Assessora na EPE em agosto de 2005, no denominado quadro inicial de empregados da EPE. Posteriormente, foi admitida por meio de concurso público como Analista de Pesquisa Energética em agosto de 2010 e  fevereiro de 2014 foi designada como Superintendente Adjunta da Superintendência de Planejamento da Geração. Em janeiro de 2017 passou a ser lotada na Presidência, atuando inicialmente como Assessora da Presidência, e em maio de 2019 como Chefe de Gabinete da Presidência.

Na EPE, Angela também coordenou, planejou e desenvolveu diversos estudos ligados a energéticos variados. Atuou  na coordenação do grupo de metodologia para validação dos modelos computacionais utilizados para o planejamento e programação do sistema elétrico e teve importante envolvimento na dinâmica dos leilões de energia nova desde 2005.

Antes da EPE, foi engenheira da Gerência de Planejamento da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS de 2001 a 2005 e de 1997 a 2001 e foi Pesquisadora Contratada, Bolsista de Mestrado e Estagiária do Programas de Estudos Energéticos do Centro de Pesquisa de Energia Elétricas da Eletrobras - CEPEL.

Angela é graduada em Engenharia Civil pela UFRJ, possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil com especialização em recursos hídricos e meio ambiente pela COPPE/UFRJ. Fez doutoramento sanduíche na Universidade de Harvard no Programa de Sustentabilidade da Harvard Kennedy School of Goverment, tendo sido Bolsista da Fulbright/CAPES neste mesmo período e seguiu como pesquisadora associada da mesma Universidade até 2016. Até março de 2020, Angela também atuou como Consultora Técnica da Universidade da Flórida em rede interdisciplinar que estuda barragens amazônicas.

O presidente da EPE, Thiago Barral, elogiou a indicação: "A escolha da Angela Livino é muito feliz, pois privilegia a meritocracia, um perfil técnico, altamente qualificado. É uma profissional conhecida na organização pelo grande comprometimento, que vem contribuir decisivamente na melhoria contínua da gestão da EPE".

Angela Livino e Heloisa Borges, que também tomou posse hoje como Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, são as duas primeiras mulheres a assumir o cargo na Diretoria da EPE.


DGC0.png

Notícias Relacionadas

Presidente da EPE participa da webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”

03/07/2020 - Na última quarta-feira, dia 01 de julho, o presidente da EPE, Thiago Barral, participou como debatedor na webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”.

EPE lança a Décima Primeira Edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2019

03/07/2020 - A décima primeira edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2019. Este ano foi marcado pelos recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e pelas importantes ações na implementação do RenovaBio.

EPE prorroga o trabalho remoto até 31 de dezembro.

01/07/2020 - A EPE informa que prorrogou o regime de trabalho remoto em caráter excepcional até 31/12/2020, em razão da evolução dos casos de Covid-19. A decisão foi tomada em reunião de Diretoria Executiva no dia 29 de junho de 2020, após avaliação de custos, riscos e benefícios de um retorno em mais curto prazo.

Diretora da EPE participa, como palestrante, da Webinar “Perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19”

30/06/2020 - Iniciativa da FGV Energia, a webinar tratou sobre as perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19 e ocorreu na última segunda-feira, dia 29/06. A diretora de Estudos sobre o Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, foi uma das palestrantes, junto com diversos outros especialistas da área.

Resenha Mensal: o consumo de energia elétrica, em maio, totalizou 36.051 GWh

30/06/2020 - Em maio de 2020, o consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 36.051 GWh, demostrando recuo de 11% sobre igual mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 474.037 GWh, registrando uma variação negativa de 1,1%.