EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru

A EPE representada por seu presidente, Thiago Barral, participou nesta quinta-feira em Lima, Peru, do Seminário “Planificación energética y la gestión eficiente y sostenible de los recursos energéticos del Perú”, realizado pelo Ministério de Energia e Minas do Peru, com apoio do BID e do governo canadense, no âmbito do projeto PROSEMER. 

Barral vez uma apresentação sobre a experiência brasileira em planejamento energético, com foco no papel da EPE no arranjo institucional do setor energético do Brasil. Foram apresentados os principais trabalhos, modelos, ferramentas, bases de dados, bem como um destaque aos números do Balanço Energético Nacional e do Plano Decenal de Expansão de Energia. 

O evento foi aberto pelo Ministro de Energia e Minas do Peru, Francisco Ísmodes Mezzano. Também houve uma apresentação do professor Maurício Tolmasquim, presidente da EPE de 2004 a 2016. 

O Peru está buscando fortalecer sua capacidade de planejamento energético e aprimorar seu arranjo institucional. A EPE é vista como um modelo bem sucedido e tem inspirado discussões no país andino.

No âmbito do projeto PROSEMER, o Peru desenvolveu um sistema de planejamento energético e adquiriu ferramentas para apoiar a formulação das políticas energéticas. 

Peru1.jpg
Foto: Ministro peruano abre o evento. Crédito: MINEM/Peru.

PEru2.png
EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru


Notícias Relacionadas

Presidente da EPE participa da webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”

03/07/2020 - Na última quarta-feira, dia 01 de julho, o presidente da EPE, Thiago Barral, participou como debatedor na webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”.

EPE lança a Décima Primeira Edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2019

03/07/2020 - A décima primeira edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2019. Este ano foi marcado pelos recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e pelas importantes ações na implementação do RenovaBio.

EPE prorroga o trabalho remoto até 31 de dezembro.

01/07/2020 - A EPE informa que prorrogou o regime de trabalho remoto em caráter excepcional até 31/12/2020, em razão da evolução dos casos de Covid-19. A decisão foi tomada em reunião de Diretoria Executiva no dia 29 de junho de 2020, após avaliação de custos, riscos e benefícios de um retorno em mais curto prazo.

Diretora da EPE participa, como palestrante, da Webinar “Perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19”

30/06/2020 - Iniciativa da FGV Energia, a webinar tratou sobre as perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19 e ocorreu na última segunda-feira, dia 29/06. A diretora de Estudos sobre o Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, foi uma das palestrantes, junto com diversos outros especialistas da área.

Resenha Mensal: o consumo de energia elétrica, em maio, totalizou 36.051 GWh

30/06/2020 - Em maio de 2020, o consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 36.051 GWh, demostrando recuo de 11% sobre igual mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 474.037 GWh, registrando uma variação negativa de 1,1%.