EPE participa de Missão Técnica no Reino Unido sobre projetos eólicos offshore

Entre os dias 8 e 12 de julho, a EPE esteve no Reino Unido para participar da missão técnica sobre projetos eólicos offshore organizada pela Embaixada Britânica no Brasil e pelo Ministério do Comércio Internacional do Reino Unido (DIT). Na ocasião, a EPE foi representada pela analista Mariana Espécie, que realizou apresentações ao longo do evento sobre o contexto atual do setor de energia no Brasil e as perspectivas do planejamento energético brasileiro em relação à fonte.

Foto1_missao_EOL_offshore_UK.jpg

A missão técnica teve como foco o compartilhamento da experiência britânica referente ao setor eólico offshore, especialmente sobre assuntos regulatórios e de estratégia industrial para o desenvolvimento deste setor. Além da EPE, a delegação brasileira contou com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Marinha do Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (SPPI).

Durante a missão técnica foram realizadas reuniões com diferentes órgãos do governo britânico que tratam sobre regulação, planejamento e estratégia industrial relacionados ao setor eólico offshore, discussões temáticas com desenvolvedores de projetos eólicos offshore e de visitas técnicas a centros de pesquisa e instalações portuárias que oferecem apoio logístico para esses projetos no Reino Unido. Além de ter representado oportunidade de intercâmbio técnico, o evento proporcionou a possibilidade de exposição dos principais aspectos que estão sendo considerados no Roadmap Eólicas Offshore Brasil 2035, documento em fase final de elaboração pela equipe da EPE sobre os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento de projetos eólicos offshore no contexto brasileiro.

Foto2_missao_EOL_offshore_UK.jpg

 

Notícias Relacionadas

Presidente da EPE participa da webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”

03/07/2020 - Na última quarta-feira, dia 01 de julho, o presidente da EPE, Thiago Barral, participou como debatedor na webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”.

EPE prorroga o trabalho remoto até 31 de dezembro.

01/07/2020 - A EPE informa que prorrogou o regime de trabalho remoto em caráter excepcional até 31/12/2020, em razão da evolução dos casos de Covid-19. A decisão foi tomada em reunião de Diretoria Executiva no dia 29 de junho de 2020, após avaliação de custos, riscos e benefícios de um retorno em mais curto prazo.

Diretora da EPE participa, como palestrante, da Webinar “Perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19”

30/06/2020 - Iniciativa da FGV Energia, a webinar tratou sobre as perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19 e ocorreu na última segunda-feira, dia 29/06. A diretora de Estudos sobre o Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, foi uma das palestrantes, junto com diversos outros especialistas da área.

Resenha Mensal: o consumo de energia elétrica, em maio, totalizou 36.051 GWh

30/06/2020 - Em maio de 2020, o consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 36.051 GWh, demostrando recuo de 11% sobre igual mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 474.037 GWh, registrando uma variação negativa de 1,1%.

Diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE participa do EPBR Offshore Week - Workshop | Os caminhos para o gás offshore no Brasil, com EPE

27/06/2020 - Na última quarta-feira, dia 24/06, a diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges Esteves, participou do Workshop “EPBR Offshore Week – Os caminhos para o gás offshore no Brasil”.