EPE participa do CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit

A conferência CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio de 2019 no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. O diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais Erik Rego, o superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis Giovani Machado,  e os analistas Jorge Bezerra (SEG) e Luiz Paulo Barbosa (SGB) representaram a EPE.

Giovani Machado foi moderador da sessão 1 com o tema "Outlook of the Americas Natural Gas Industry" e Erik Rego moderador da sessão 5 com o tema "Main Drives and Obstacles to the Development of a Gas-to-Power Market". A apresentação do diretor Erik pode ser acessada aqui e do superintendente Giovani neste link

O Brasil precisa encontrar maneiras de viabilizar o gás natural, não apenas soluções isoladas, porque há uma alta interdependência do sistema de energia como um todo", disse Erik Rego, diretor de estudos de energia elétrica da EPE, durante sua apresentação no evento.

O encontro foi realizado com a aprovação do Ministério de Minas e Energia do Brasil, da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e do Estado do Rio de Janeiro. Os debates e palestras contemplaram as temáticas sobre Exploração e Produção, Regulamentos do Mercado e Dinâmica do GNL, as possibilidades de monetização do gás do pré-sal, a integração com o sistema elétrico, o desenvolvimento do mercado de gás no País, tributação e entraves de licenciamento em nível municipal, estadual e federal, o mercado de GNL mundial e as expectativas de novos terminais de GNL no Brasil.

Participaram também os principais atuantes da cadeia de valor de gás e GNL do Brasil e das Américas, como secretários de ministérios do Executivo brasileiro, das Relações  Exteriores, de Minas e Energia, CEOs do IBP, ANP, EPE, Petrobras, FGV, PetroChina, BNDES, Abraget, AES Dominica e representantes do segmento de outros países como EUA, Chile, Colômbia, managers das grandes indústrias.

CWC-Brazil-the-Americas-2019-487.jpg

CWC-Brazil-the-Americas-2019-246.jpg

Notícias Relacionadas

Presidente da EPE participa da webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”

03/07/2020 - Na última quarta-feira, dia 01 de julho, o presidente da EPE, Thiago Barral, participou como debatedor na webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”.

EPE lança a Décima Primeira Edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2019

03/07/2020 - A décima primeira edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2019. Este ano foi marcado pelos recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e pelas importantes ações na implementação do RenovaBio.

EPE prorroga o trabalho remoto até 31 de dezembro.

01/07/2020 - A EPE informa que prorrogou o regime de trabalho remoto em caráter excepcional até 31/12/2020, em razão da evolução dos casos de Covid-19. A decisão foi tomada em reunião de Diretoria Executiva no dia 29 de junho de 2020, após avaliação de custos, riscos e benefícios de um retorno em mais curto prazo.

Diretora da EPE participa, como palestrante, da Webinar “Perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19”

30/06/2020 - Iniciativa da FGV Energia, a webinar tratou sobre as perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19 e ocorreu na última segunda-feira, dia 29/06. A diretora de Estudos sobre o Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, foi uma das palestrantes, junto com diversos outros especialistas da área.

Resenha Mensal: o consumo de energia elétrica, em maio, totalizou 36.051 GWh

30/06/2020 - Em maio de 2020, o consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 36.051 GWh, demostrando recuo de 11% sobre igual mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 474.037 GWh, registrando uma variação negativa de 1,1%.