EPE publica estudos de levantamento de dados de eficiência energética na indústria brasileira

No sentido de fortalecer a disponibilidade dados primários para o planejamento de ações de promoção de eficiência energética, a EPE publica os resultados de estudo de levantamento de dados sobre diversos setores industriais.

Trata-se de estudo denominado "Análise da Eficiência Energética em Segmentos Industriais Selecionados", que se insere no âmbito do Projeto META (Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral), com financiamento do Banco Mundial. A execução foi descentralizada do MME para EPE.

Sem título.png

Estratégia de Ação no Longo Prazo em Eficiência Energética da EPE: quatro frentes interligadas, com foco no fortalecimento das bases de dados e informações

O estudo teve com seus principais objetivos coletar dados e identificar oportunidades de eficiência energética na indústria brasileira, possibilitando à EPE dar início à atualização do Balanço de Energia Útil (BEU) para parte da indústria, entre outras diversas aplicações por quaisquer interessados.

Foram realizadas mais de 130 visitas de campo para obter informações detalhadas sobre consumo energético, com a descrição das etapas dos processos, obtenção de tabelas de coeficiente de destinação e rendimento, estimativas do potencial de eficiência por serviço energético e identificação dos principais equipamentos consumidores de energia e de oportunidades de eficiência energética.

Para desenvolvimento dos trabalhos, a EPE contratou o consórcio Applus-Qualitec. O contrato foi iniciado em abril/2017 e finalizado em novembro/2018.

Os resultados permitirão o aperfeiçoamento de ferramentas de projeção e cenarização de demanda de energia na indústria, bem como fornecimento de insumos para elaboração de propostas para promoção de eficiência energética na indústria brasileira.

Os estudos podem ser acessados neste link. Nesse link também é possível acessar apresentação com alguns destaques desse estudo.

44348643761_7fe8cf94e1_k.jpg

Foto: Seminário de apresentação do projeto para agentes (Auditório do MME, 29 de agosto de 2018). Arnaldo Junior, Patrícia Messer e Jeferson Soares, da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE realizaram apresentação sobre o estudo.


Notícias Relacionadas

Presidente da EPE participa da webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”

03/07/2020 - Na última quarta-feira, dia 01 de julho, o presidente da EPE, Thiago Barral, participou como debatedor na webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”.

EPE lança a Décima Primeira Edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2019

03/07/2020 - A décima primeira edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2019. Este ano foi marcado pelos recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e pelas importantes ações na implementação do RenovaBio.

Diretora da EPE participa, como palestrante, da Webinar “Perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19”

30/06/2020 - Iniciativa da FGV Energia, a webinar tratou sobre as perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19 e ocorreu na última segunda-feira, dia 29/06. A diretora de Estudos sobre o Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, foi uma das palestrantes, junto com diversos outros especialistas da área.

Resenha Mensal: o consumo de energia elétrica, em maio, totalizou 36.051 GWh

30/06/2020 - Em maio de 2020, o consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 36.051 GWh, demostrando recuo de 11% sobre igual mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 474.037 GWh, registrando uma variação negativa de 1,1%.

Diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE participa do EPBR Offshore Week - Workshop | Os caminhos para o gás offshore no Brasil, com EPE

27/06/2020 - Na última quarta-feira, dia 24/06, a diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges Esteves, participou do Workshop “EPBR Offshore Week – Os caminhos para o gás offshore no Brasil”.