EPE e OLACDE assinam acordo de cooperação para fortalecer o planejamento energético regional

Parceria amplia a colaboração técnica da EPE com o Conselho Regional de Planejamento Energético e abre caminho para iniciativas conjuntas entre os países da América Latina e do Caribe.

​Publicado em 15 de outubro de 2026​

​OLACDE1-10-2026.jpg

​A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Organização Latino-Americana e Caribenha de Energia (OLACDE) assinaram, no dia 6 de outubro, um acordo de cooperação durante a XI Semana da Energia, realizada em Santo Domingo, na República Dominicana. A parceria busca fortalecer as atividades do Conselho Regional de Planejamento Energético (CRPE), cuja reunião também ocorreu na mesma data, ampliando a colaboração técnica, o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre os países da região.

O acordo representa um avanço na cooperação entre as instituições e cria oportunidades para que a experiência brasileira em planejamento energético contribua para o fortalecimento das capacidades técnicas e institucionais da América Latina e do Caribe.

Cooperação para fortalecer o planejamento regional

Durante a reunião do Conselho, o presidente da EPE, Thiago Prado, destacou a importância do planejamento energético baseado em dados e evidências para orientar políticas públicas, reduzir riscos e criar condições favoráveis à mobilização de investimentos.

Prado ressaltou que a cooperação regional deve promover a complementaridade entre as iniciativas existentes, evitando a sobreposição de esforços e aproveitando de forma eficiente os recursos técnicos e institucionais disponíveis.

Também enfatizou o papel da integração energética regional para fortalecer a segurança do suprimento e a resiliência dos sistemas elétricos, inclusive diante de contingências e situações críticas. Nesse contexto, destacou a importância de envolver os operadores dos sistemas elétricos nas iniciativas de cooperação.

Proposta para construção conjunta de cenários energéticos regionais

Na reunião do Conselho, o assessor da Presidência Gustavo Naciff apresentou uma proposta inicial de trabalho para a construção conjunta de cenários energéticos regionais, tomando como referência a experiência da EPE na elaboração do Plano Nacional de Energia 2055 (PNE 2055).

A iniciativa busca estimular a troca de conhecimentos e experiências entre os planejadores energéticos dos países da América Latina e do Caribe, com o objetivo de desenvolver uma visão compartilhada sobre o futuro da integração energética regional.

A proposta prevê um processo participativo, no qual as contribuições e prioridades dos países orientarão o aperfeiçoamento da metodologia e a definição dos próximos passos. A abordagem reconhece a diversidade dos sistemas energéticos da região e o papel do planejamento regional como complemento aos instrumentos nacionais.

​OLACDE2-10-2026.jpg

​A assinatura do acordo com a OLACDE e a participação nas iniciativas do Conselho reforçam o compromisso da EPE com o fortalecimento do planejamento energético regional, contribuindo para o intercâmbio de conhecimentos, o aprimoramento das metodologias e a construção de soluções conjuntas para os desafios energéticos da América Latina e do Caribe.​


Notícias Relacionadas

EPE publica a edição de outubro de 2026 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

19/10/2026 - As projeções das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo indicam um aumento na demanda nacional por combustíveis líquidos e GLP: são esperados 3,0 bilhões de litros adicionais em 2026 e outros 4,2 bilhões de litros 2027.

EPE publica Instruções de Cadastramento para Sistemas de Armazenamento Hidráulico de Energia

16/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) dá mais um passo na preparação para a participação dos Sistemas de Armazenamento Hidráulico de Energia (SAH) nos leilões do setor elétrico, com a publicação das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica desses empreendimentos.

EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados em 2027

15/10/2026 - A atual conjuntura de sobreoferta de petróleo e a readequação do parque de refino global às guerras no Irã e Ucrânia tendem a fazer preços caírem dos patamares atuais. Os tributos devem acompanhar a inflação, com baixo impacto sobre os preços finais.

EPE e MME debatem desafios da expansão da transmissão no quarto módulo de capacitação

15/10/2026 - A EPE e o MME realizaram, nos dias 8 e 9 de outubro, em Brasília o quarto módulo do Programa de Formação em Planejamento Energético e Atuação da EPE. A capacitação foi conduzida por Luiz Lorentz, da Superintendência de Transmissão de Energia (STE/DEE).

EPE participa da XI Semana da Energia em debates sobre desafios do planejamento energético

15/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da XI Semana da Energia, promovida pela Organização Latino-Americana e Caribenha de Energia (OLACDE), entre os dias 6 e 9 de outubro de 2026, em Santo Domingo, na República Dominicana.