EPE publica “Transporte de Gás Natural Comprimido – Estudo de Caso do Biometano no Brasil”

Publicado em 26 de junho de 2026

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou, nesta sexta-feira, 26, Nota Técnica e Fact Sheet sobre o “Transporte de Gás Natural Comprimido – Estudo de Caso do Biometano no Brasil", que têm como objetivo abordar os principais aspectos para avaliação conceitual de projetos de GNC no Brasil em termos de logística, custos e emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Nos estudos são apresentadas as etapas da cadeia de GNC e suas tecnologias, bem como alguns dos seus aspectos ambientais e de custos. As metodologias propostas foram aplicadas em um estudo de caso para análises da logística de GNC por caminhões, dos custos e das emissões de GEE associadas a projetos de escoamento da produção de biometano até pontos de consumo no Brasil.

O presente estudo junta-se à Nota Técnica “GNL de Pequena Escala", publicada em 2022, como parte dos esforços da EPE para avaliar tecnologias alternativas aos gasodutos com potencial para contribuir na expansão da oferta de gás natural e biometano no país.

Clique aqui para acessar a Nota Técnica e o Fact Sheet.

Notícias Relacionadas

LRCAP Armazenamento 2026: EPE registra recorde de projetos cadastrados

03/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) concluiu o cadastramento dos empreendimentos interessados em participar dos Leilões de Reserva de Capacidade na forma de Potência por meio de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (LRCAP de 2026 – Armazenamento Nacional e LRCAP de 2026 – Armazenamento). Ao todo, foram cadastrados 6.091 projetos, que somam 296.807 MW de potência, estabelecendo um recorde de participação para certames do setor elétrico brasileiro.

LRCAP Armazenamento 2026: extensão de prazo para envio de documentos

31/07/2026 - Devido ao volume excessivo de acessos ao sSistema de Acompanhamento de Empreendimentos Geradores de Energia (Sistema AEGE), o upload de documentos ficou indisponível por alguns momentos durante a manhã desta sexta-feira. O prazo de carregamento dos documentos dos projetos inscritos foi postergado até às 18h de hoje, 31 de julho de 2026.

EPE debate mercado de gás natural e SEAP no Sergipe Oil & Gas 2026

31/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da 5ª edição do Sergipe Oil & Gas (SOG), evento dedicado à cadeia sergipana de óleo e gás realizado de 29 a 31 de julho em Aracaju. O encontro contou com congresso, feira, arenas temáticas, apresentações técnicas, rodada de negócios e debates sobre o cenário do setor.

Energia e ciência para todos: EPE participa da 78ª Reunião Anual da SBPC até 1º de agosto

30/07/2026 - O conhecimento é indispensável para decidir o futuro da energia no mundo com sabedoria, e, para que toda a sociedade e as novas gerações possam participar desse processo, é preciso que ele seja acessível. Esta é a razão de ser do ABCDEnergia, projeto de divulgação científica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que esta semana está presente na 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para difundir conceitos de energia, em linguagem simples, para público da ExpoT&C.

EPE publica Estudo de Atendimento Elétrico à Região Sul de Roraima

30/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publica nesta quinta-feira, 30, um novo estudo que recomenda a expansão da rede de transmissão da região Sul de Roraima, proporcionando maior confiabilidade no atendimento às cargas locais. Dentre as obras recomendadas, destaca-se a futura subestação (SE) Novo Paraiso II 500/230/69 kV, que irá seccionar um dos circuitos da linha de transmissão (LT) 500 kV Equador – Boa Vista, evitando dessa forma impactos ambientais associados à implantação de novas linhas.