Nota Técnica “Investimentos e Custos Operacionais e de Manutenção no Setor de Biocombustíveis: 2026 – 2035”

Pulicado em 17 de outubro de 2025

​O documento sobre Investimentos e Custos Operacionais e de Manutenção no Setor de Biocombustíveis, elaborado pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da Diretoria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética, apresenta as premissas e estimativas de investimentos (CAPEX) e custos operacionais e de manutenção (OPEX) relativas aos principais biocombustíveis indica investimentos de mais de 110 bilhões de reais em: etanol de cana-de-açúcar (1G, 2G), etanol de milho, biodiesel, biometano (setor sucroenergético), combustíveis sustentáveis de aviação, diesel verde, coprocessamento de óleo vegetal e bioCCS, para o período de 10 anos (2026-2035). A nota apresenta o montante de potenciais investimentos no setor, se alinhando ao PDE 2035 e aos mandatos de misturas vigentes no período atual. Além disso, traz uma análise de sensibilidade quanto ao estipulado na Lei do Combustível do Futuro para o teor de biodiesel no diesel B.

Clique aqui para acessar a Nota Técnica 


Notícias Relacionadas

No Congresso Brasileiro de Mineração, EPE debate papel do gás natural para a transição energética

01/09/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da edição de 2026 da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), realizada de 24 a 27 de agosto em Belo Horizonte. Dentro da programação do Congresso, a palestra “Rumos Estratégicos da Matriz Energética Brasileira" reuniu especialistas, no terceiro dia de evento, para analisar o papel do gás natural, das fontes renováveis e dos recursos nacionais na transição energética e no desenvolvimento econômico do Brasil.

EPE publica Caderno de Estudos sobre Preços de Gás Natural – Projeções Nacionais

28/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publica o Caderno de Estudos sobre Preços de Gás Natural – Projeções Nacionais, que apresenta projeções para os preços médios do gás natural nos pontos de entrega (citygates) da malha integrada até 2036. As estimativas consideram os preços de molécula praticados pelos agentes comercializadores junto às Concessionárias dos Serviços Locais de Gás Canalizado (CSLGC), suas participações no mercado brasileiro, as tarifas de transporte, e outros aspectos da comercialização de gás no Brasil.

EPE publica Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo de agosto de 2026

21/08/2026 - As projeções das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo indicam um aumento na demanda nacional por combustíveis líquidos e gás liquefeito de petróleo (GLP): são esperados 3,6 bilhões de litros adicionais em 2026 e outros 3,7 bilhões de litros em 2027.

Na Fenabio 2026, EPE debate Combustíveis Sustentáveis de Aviação e biodiesel

18/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Fenabio, conferência dedicada à bioenergia dentro da Fenasucro & Agrocana, com foco em inovação, tendências e desenvolvimento sustentável. A edição deste ano da feira aconteceu de 10 a 13 de agosto em Sertãozinho (SP).

EPE lança Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2025; artigo especial enfoca biometano

14/08/2026 - A Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis – Ano Base 2025 – é uma Nota Técnica elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que sintetiza os principais acontecimentos, tendências e indicadores que marcaram o mercado de combustíveis renováveis no Brasil ao longo de 2025. A publicação busca apoiar o planejamento energético e ampliar a compreensão dos fatores que influenciam o desempenho do setor de biocombustíveis.