Estudos Socioambientais da Usina Hidrelétrica Bem Querer: Reuniões públicas para divulgação do início dos estudos

De 23 a 28 de julho a Empresa de Pesquisa Energética – EPE promoverá Reuniões Públicas para divulgar o início dos estudos socioambientais da Hidrelétrica Bem Querer.

O objetivo das reuniões é apresentar as principais atividades previstas na execução dos estudos socioambientais, a equipe responsável pelos estudos, além de informações sobre a usina e o processo de licenciamento ambiental.

Abertas à participação de toda a população, as reuniões terão início às 18h e  serão realizadas nos municípios de Bonfim, Iracema, Cantá, Mucajaí, Caracaraí e Boa Vista, nas seguintes datas e locais:

DataMunicípioLocal
23/07/2018Bonfim

Polo UNIVIRR e IFRR – Escola Argentina Castelo Branco

Rua Rodrigo Pires Figueiredo, 41 – Centro

24/07/2018Iracema

Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira

Avenida Sebastião Evaristo de Castro, s/n – Centro

25/07/2018Cantá

Secretaria Municipal de Educação

Rua Mário Cândido Braga Silva, 1350 – Centro

26/07/2018Mucajaí

Biblioteca Municipal de Mucajaí

Avenida Firmino Azevedo, s/n – Centro

27/07/2018CaracaraíAnfiteatro da Orla
28/07/2018Boa Vista

Palácio da Cultura Nenê Macaggi

Praça do Centro Cívico, 84 – Centro

 

A realização das reuniões públicas é parte das ações previstas no Plano de Comunicação e Relacionamento (PCR) da UHE Bem Querer, cujo objetivo é manter o diálogo permanente com a população local, conferir maior transparência ao processo de licenciamento e informar sobre o andamento dos estudos da UHE Bem Querer.

A Empresa de Pesquisa Energética

A EPE, empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), é responsável pela elaboração de estudos que subsidiam o planejamento do setor energético, como por exemplo, a estimativa do montante de  energia que o país vai precisar para continuar crescendo e as alternativas para que essas necessidades sejam atendidas. Usinas hidrelétricas figuram entre as fontes que compõem alternativas para o atendimento a demanda de energia.

Planejamento da UHE Bem Querer

O ciclo de planejamento de usinas hidrelétricas tem início com a elaboração de estudos de inventário hidrelétrico de bacias hidrográficas, que identificam o potencial de geração hidrelétrica da bacia. Em 2011, a EPE concluiu a elaboração dos Estudos de Inventário Hidrelétrico da bacia do Rio Branco, que identificaram um potencial de geração de energia hidrelétrica de 1049MW. Tendo em vista a atratividade da UHE Bem Querer indicada nos estudos de inventário, houve interesse em dar prosseguimento aos estudos, passando à etapa seguinte de análise da viabilidade técnica, econômica e ambiental, na qual será possível obter um detalhamento maior das características da usina.

Estudos socioambientais da UHE Bem Querer

Assim, atualmente a EPE é responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e de viabilidade da Usina Hidrelétrica Bem Querer, situada no rio Branco, estado de Roraima.

Para a elaboração dos estudos socioambientais da usina, a EPE contratou, por meio de licitação, o Consórcio Walm-Biota, para a realização do EIA/Rima, e a MRS Estudos Ambientais Ltda., para realização dos Estudos do Componente Indígena (ECI). Esses estudos serão desenvolvidos nos próximos dois anos e contarão com a realização de levantamentos de campo e de informações bibliográficas.

O EIA/Rima tem por objetivo avaliar os impactos ambientais da usina e propor medidas e programas socioambientais para evitar, reduzir ou compensar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. O órgão ambiental responsável pelo licenciamento, no caso o Ibama, avalia o EIA/Rima, consulta os órgãos envolvidos e ouve a população na Audiência Pública. Caso o projeto da usina hidrelétrica seja considerado viável, o Ibama emite a Licença Prévia (LP).

A LP aprova a localização e concepção do projeto, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases da implementação da Usina Hidrelétrica Bem Querer. Com a LP a usina hidrelétrica pode ser ofertada no leilão de contratação de energia para o Sistema Integrado Nacional (SIN).

Canais de comunicação

A população poderá obter informações sobre o andamento dos estudos no site da usina (www.uhebemquerer.com.br), na base de apoio local em Boa Vista (Rua Manoel Aires, 152, bairro Mecejana) ou pelo telefone (95) 3623-2419.


Notícias Relacionadas

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.